Site posP.C

Objetivos

A Pesquisa Clínica é uma área de atuação essencial nas ciências da saúde, que tem apresentado evolução importante nos últimos anos, especialmente durante a pandemia onde gerar conhecimento de qualidade e interpretar adequadamente informações científicas são aspectos fundamentais para sociedade. A Pós-graduação lato sensu em Pesquisa Clínica foi idealizada para oferecer formação abrangente e especializada nos diferentes temas relacionados à pesquisa clínica, com atividades teóricas e práticas. O excelente conteúdo teórico aliado à grande experiência prática dos coordenadores permitirá ao aluno aprender as diferentes interfaces da pesquisa clínica e participar de atividades em centros internacionais de referência. Por meio de uma metodologia prática e interativa, os alunos serão capacitados para atuarem de maneira completa nessa importante área de atuação da ciência.

Público-alvo

Profissionais graduados na área da saúde, que desejam obter capacitação formal e aprofundada, para atuação nas diferentes áreas da pesquisa clínica. Essa pós-graduação também contempla os profissionais que já atuam em pesquisa, e que visão atuar e/ou ampliar o conhecimento na área.

Confira no vídeo mais informações sobre o curso

Carga horária: 360 horas

Início: 04 de agosto de 2021

Duração: 12 meses

Quartas-feiras: Aulas teóricas

Horário: das 18h às 22h

 

Sábados: Aula teórica e workshops – 01 vez por mês

Horário: das 8h às 17h

 

Atividades semanais a serem cumpridas pelo aluno sob demanda: leitura de artigos, postagem de materiais e workshop

Carga horária semana: 2 horas

 

Modalidade: à distância e ao vivo

Módulos

I – Fundamentos em Pesquisa Clínica (Atualização em Pesquisa Clínica)

1 – Bioética e regulamentações nacionais e internacionais

2 – Fundamentos da pesquisa clínica

 

II – Metodologia e estatística

3 – Metodologia científica

4 – Estatística avançada

 

III – Desenvolvimento de proposta e protocolo de pesquisa

5 – Desenvolvimento de proposta e protocolo de pesquisa

 

IV – Comitês de segurança, dados e farmacovigilância

6- Farmacovigilância

7- Comitês de segurança e monitoramento de dados e de adjudicação de eventos

 

V – Operações em uma Academic Research Organization (ARO) e em um centro de pesquisa (módulo teórico-prático)

8- Operações em um centro de pesquisa (módulo teórico-prático)

9- Operações em uma Academic Research Organization (ARO) (módulo teórico-prático)

 

VI -Desenvolvimento de revisões sistemáticas, metanálises e artigos originais

10- Desenvolvimento de revisões sistemáticas e metanálises

11- Desenvolvimento de artigos originais

Processo Seletivo: Entrevista e análise curricular

 

Documentos necessários para inscrição:

  • Cópia do verso e verso do diploma de graduação;
  • Curriculum Vitae;
  • Cópia de RG e CPF;
  • 1 foto 3X4;
  • CRM.

 

Critérios para aprovação final:

De acordo com o regulamento da Pós-graduação da UNIFENAS, para a obtenção do certificado de especialização, o aluno deverá possuir frequência superior a 75% e ter sido aprovado em todas as disciplinas/módulos do curso.

Valor do Investimento

12 parcelas de R$ 3.000,00

Forma de pagamento: Boleto bancário

Coordenadação do curso

dr renato lopes bcri

Prof. Dr. Renato Delascio Lopes

Professor Livre Docente da Divisão de Cardiologia da Escola Paulista de Medicina (2013). Possui graduação em Medicina em 2001. Finalizou doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo em 2006. Realizou Pós-doutorado na Duke University, obteve Master Degree of Health Science in Clinical Research e cumpriu o Programa de Fellowship em Cardiologia na mesma instituição, sendo chefe dos fellows durante o ano de 2009. Fellow of the American Heart Association (FAHA), Fellow of the European Society of Cardiology (FESC), Fellow of the American College of Cardiology (FACC) e Fellow of the American College of Physician (FACP). Possui título de especialista pela Associação Médica Brasileira (AMB) em Clínica Médica (SBCM), Cardiologia (SBC), Nutrologia (SBN) e em área de atuação em Medicina de Urgência (SBCM). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica, Cardiologia, Medicina de Urgência, Pesquisa Clínica, Epidemiologia Clínica, Bioestatística e Medicina Intensiva.
dr pedro barros bcri

Dr. Pedro Gabriel M. de Barros e Silva

Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, Residência Médica em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM) e em Cardiologia e Ecocardiografia no Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Incor FMUSP). Possui Título de Especialista em Clínica Médica com área de atuação em medicina de emergência pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica e Título de especialista em Cardiologia e área de atuação em ecocardiografia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Realizou o programa de treinamento em pesquisa clínica pela Duke University, tendo recebido o título de mestre em ciências da saúde na área de pesquisa clínica pela Duke University. Doutor em medicina pelo Programa de Pós-Graduação em Cardiologia da Universidade Federal de São Paulo e em 2020 recebeu o título de Fellow do American College of Physicians.
dr remo bcri

Dr. Remo Holanda Furtado

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, Residência em Clínica Médica pela Escola Paulista de Medicina, Residência em Cardiologia e Especialização em Coronariopatia Aguda pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP. Realizou Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP e Pós-doutorado pela Harvard Medical School / Brigham and Women´s Hospital. Fellowship in Clinical Research no TIMI (Thrombolysis In Myocardial Infarction) Study Group/ Harvard Medical School.
Informativo posP

Faça aqui sua pré-inscrição!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email